top of page

O que é a indução da ovulação e quando é indicada?

  • admdrarebecabranda
  • 10 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

A indução da ovulação é um tratamento utilizado para estimular os ovários a liberarem óvulos, principalmente em mulheres que têm dificuldade para ovular de forma espontânea.


Durante o ciclo menstrual, o corpo naturalmente se prepara para liberar um óvulo. Mas, em alguns casos, como em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou outras alterações hormonais, essa ovulação não acontece ou ocorre de forma irregular. E sem ovulação, a gravidez não é possível.


Nesses casos, usamos medicamentos específicos que atuam nos hormônios responsáveis por esse processo. O objetivo é estimular os ovários para que um ou dois folículos se desenvolvam e liberem óvulos prontos para a fecundação. O tratamento é acompanhado de perto com ultrassonografias, para monitorar a resposta do corpo e identificar o melhor momento para a tentativa de gravidez.


A indução da ovulação pode ser indicada em tratamentos simples, como coito programado, ou em procedimentos como inseminação intrauterina. Também pode ser usada em ciclos de fertilização in vitro, com objetivos diferentes.


É um tratamento seguro, mas precisa ser bem indicado e acompanhado por um especialista, já que o uso incorreto dos medicamentos pode levar a efeitos indesejados, como o risco de gestação múltipla ou a síndrome da hiperestimulação ovariana.


Cada caso é único. Por isso, se você está tentando engravidar e tem dúvidas sobre sua ovulação, o ideal é conversar com um médico especialista em fertilidade. Com os exames certos e o acompanhamento adequado, é possível encontrar o melhor caminho para o seu caso.


-

Dra. Rebeca Brandão

CRM-SP 204.065 / RQE 97941

 
 
 

Comentários


bottom of page