A Dieta da Fertilidade Funciona Mesmo?
- admdrarebecabranda
- 8 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Segunda-feira, dia mundial da dieta, não é mesmo?

E, falando em dieta, uma pergunta muito frequente que escutamos em consultório é:
- Dra., tem algum alimento que eu deva comer ou que não deva comer que atrapalha o tratamento?
E ai, será que existe comprovadamente alguma dieta que melhore os resultados reprodutivos?
E a resposta é: Não!
Infelizmente, ainda não temos estudos que nos comprovem com bom nível de evidência que dieta X ou Y melhore qualidade de óvulos ou qualquer resposta ao tratamento.
Então quer dizer que posso chutar o balde e comer o que eu quiser? Também não é assim!
Sabemos que manter bons hábitos alimentares, estar no IMC correto, praticar atividade física, ingerir água adequadamente, não fumar e evitar excesso de álcool são medidas que decididamente melhoram nossa saúde como um todo e devem ser incentivados! Então a chave de tudo está em quê?
Equilíbrio!
Quem é minha paciente sabe o quanto falamos isso em consulta. O tratamento é tão pesado, não é gente? Tem pacientes que chegam para o tratamento restritas de tudo: carne, derivados do leite, carboidrato, tudo! E a gente sabe que tudo que é extremamente restritivo não dura. Além de ser sempre uma lembrança diária do quanto ela está abdicando para conseguir engravidar (e a culpa quando ela sai da dieta?).
Mantenha uma alimentação equilibrada, mas no final de semana deu aquela vontade de comer uma pizza com um bom vinho com seu esposo? Aproveite! O tratamento precisa ser parte da sua vida e não o centro dela. Se permita uma vida normal, se permita ter um tratamento leve!






Comentários