top of page

É possível engravidar com Endométrio Fino?

  • admdrarebecabranda
  • 8 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Um dos grandes desafios da Medicina Reprodutiva se chama Endométrio fino! Já ouviu falar?


Mas, primeiro de tudo, o que seria o endométrio interessante para transferirmos? Aquele maior que 6-7mm e, principalmente, com aspecto trilaminar!


Ou seja, endométrio fino é aquele que dificilmente ultrapassa 5mm de espessura. E aí, quando isso acontece, o que fazemos? É possível engravidar?



A literatura diz que sim e essas duas pacientes são provas vivas disso.


Existem algumas estratégias que podemos adotar para esse perfil de pacientes:


- Troca de preparo (artificial por natural e vice versa);


- Aumento de dose, via de medicação e tempo de preparo;


- Estímulos mecânicos para promover injúria endometrial.


E, acima de tudo, ajuste de expectativa! Dificilmente, pra essa paciente, iremos conseguir um endométrio padrão, de 8-9mm, e foi exatamente isso que conversamos durante o acompanhamento! Tentamos vários meses até conseguimos nosso “melhor” endométrio! Mesmo abaixo de 6mm, era o maior que tínhamos naquele momento e com o aspecto que esperamos! Dá medo de transferir assim? Claro que dá!


Mas seguimos confiantes que tudo já havia sido feito! Agora era torcer por cada embrião que estava ali. E deu certo! Com muita alegria, dois casos mto mto desafiadores, mas com final feliz!


Quando tem que ser, é, pessoal!


Sabia que tem relatos de nascimento com endométrio de 4mm? Se você está nessa situação, não desanime! Na grande maioria das vezes, existem muito a ser feito

 
 
 

Comentários


bottom of page